Você sabe o que é Design Thinking?Entenda como é possível usar nos seus estudos
top of page

Você sabe o que é Design Thinking?Entenda como é possível usar nos seus estudos




Você já ouviu falar em design thinking? Sabia que o “jeito de pensar dos designs ” pode ajudar nos seus estudos e facilitar o aprendizado? Mais do que uma forma de enxergar algo, o design thinking é uma abordagem (praticamente uma metodologia) testada e comprovada que permite realizar inúmeras tarefas com eficiência, fluidez e criatividade.


Então, que tal explorar essa possibilidade para se dar bem na vida acadêmica? Neste post, mostraremos como você pode usar o design thinking nos estudos, como forma de ampliar a memorização e retenção de aprendizado — e, de quebra, conquistar melhores resultados nos trabalhos e provas.


Ficou interessado? Então, acompanhe as dicas a seguir e não deixe de colocá-las em prática!


O que é design thinking?


O design thinking funciona como uma maneira de pensar que ajuda a resolver problemas diversos e de todos os tipos. Esse conceito surgiu dentro do mundo do design, mas, na verdade, pode ser utilizado para qualquer área da vida.


De modo geral, o design thinking é uma abordagem que busca solucionar quaisquer problemas de forma colaborativa e coletiva, dentro de uma perspectiva de empatia máxima entre os interessados. Sendo assim, as pessoas são consideradas como o centro do desenvolvimento dos produtos — não somente o consumidor final, mas todos os indivíduos que fazem parte da ideia.


Quais são as vantagens na educação?


O aluno aprende a aprender


Com a aplicação do design thinking, os alunos podem ensinar e aprender uns com os outros, e também se ajudar mutuamente. Afinal, uma das melhores formas de aprender é ensinar.


Nesse contexto, o estudante passa a ser um ator do processo, e não mais um mero receptor de informações. Assim, ele vai analisar os problemas, manifestar seu ponto de vista, apresentar suas dificuldades e propor soluções. Tudo isso feito de maneira coletiva, para que todos os alunos compartilhem das múltiplas abordagens para uma mesma dificuldade.


Dessa maneira, é possível compreender que nenhuma resposta é perfeita e que as melhores soluções emergem quando há a reunião de perspectivas aparentemente divergentes. O design thinking, assim, promove a empatia e a colaboração.


Propaga a empatia


Como comentado, o conceito do design thinking é baseado na empatia. Isso porque ele exige que o aplicador passe a ver o problema pelos olhos das pessoas que mais sofrem com ele. Essa abordagem, por si só, provoca um mergulho profundo no transtorno que está sendo enfrentado e gera uma compreensão muito mais próxima da realidade.


A ideia também incentiva o trabalho com a pesquisa exploratória, ação que ajuda o indivíduo a entender as experiências, vivências e histórias reais. Mais uma vez, fica mais fácil entender as necessidades do outro, observar suas barreiras e propor soluções para resolver seus problemas.


Incentiva o trabalho focando em soluções


Quando usado nas aulas, o design thinking pode adicionar praticidade a todo o processo de aprendizagem. A abordagem ainda visa envolver todos os estudantes no processo de criação de uma determinada solução, permitindo a contribuição a partir das experiências próprias e a chegada a um consenso que seja benéfico para todos.


Na educação, o conceito torna o aluno mais participativo, bem como aprimora sua capacidade de se colocar no lugar do outro e de trabalhar em equipe. Essas são habilidades imprescindíveis para que o estudante seja bem-sucedido tanto no mercado de trabalho como na sua na vida social.


Propicia a inovação e criatividade


O design thinking parte do princípio de agregação de diferentes métodos para abordar qualquer tipo de adversidade — assim como o designer faz em seu trabalho. Logo, quando incorporada à educação, a ideia incentiva a criatividade e a inovação nos estudos.


A abordagem é aplicada por meio da descoberta, em que o aluno investiga o problema, observando-o ou sentindo-o na pele. Em seguida, parte-se para a interpretação de todas as informações reunidas sobre o tema estudado. Depois, é a hora de propor ideias que visem melhorar a situação, ao aprofundar-se em cada uma delas para selecionar as mais apropriadas à circunstância dada.


Todo esse processo, inevitavelmente, facilita o aprendizado e a memorização, pois faz com que o estudante se envolva verdadeiramente com os conteúdos.


Como usar o design thinking nos estudos?


Estruture um pensamento visual


O pensamento visual pode servir como um guia nas dinâmicas de grupos de estudos, deixando-os mais agradáveis, leves e produtivos. Por tornar os processos mais objetivos, essa medida ajuda a otimizar o tempo e outros recursos.


Estudar utilizando o pensamento visual ainda ajuda a organizar os conteúdos aprendidos, fazendo com que o aluno seja como um gestor de sua própria aprendizagem. O estudante também passa a enxergar o conhecimento de forma aplicável no seu dia a dia, seja na faculdade ou na sociedade. 


Compartilhe informações


Como mencionamos, um dos princípios do design thinking é a colaboração. Por isso, é interessante que você compartilhe informações com seus colegas, já que assim vocês ajudarão uns aos outros no processo de aprendizado.


Esses compartilhamentos podem ser feitos tanto de maneira mais formal — marcando reuniões, grupos de estudo e criando pastas compartilhadas de arquivos na nuvem — ou de modo informal — a partir de conversas e ajudas mútuas.


Defina seu principal desafio ao estudar um tema


O design thinking busca soluções para problemas e questões práticas. Por isso, para fazer melhor uso do conceito, parta sempre de um desafio ou problema real. Inicie o processo definindo seu desafio de aprendizado de forma clara e ampla o suficiente para que ele indique um caminho e permita que você possa encontrar surpresas ao percorrê-lo. Lembre-se sempre de que o desafio deve servir como norte para suas pesquisas, e não limitar sua visão.


Pesquise


Pesquisar também é uma parte fundamental do design thinking. Nessa fase, é fundamental mergulhar no assunto. Para compreender o máximo possível sobre ele, comece pesquisando as pessoas com as quais ele se relaciona (por exemplo, os principais autores sobre o assunto).


Esta é uma etapa que traz diversas novas dúvidas para a mesa — o que pode ser bastante positivo. Reúna seus colegas para que todos examinem o tema mais uma vez e compartilhem os pontos interessantes descobertos.


Faça uma parada estratégica


Atente-se para não se apressar e pular essa fase, ok? Agora que você tem em mãos muitos fatos e dados, permita que sua mente respire um pouco. Essa pausa para refletir sobre o que foi aprendido é essencial para o processo como um todo. Assim, você poderá seguir em frente com uma visão menos conturbada e mais clara.


Como o processo do design thinking funciona?


O processo tradicional de design thinking consiste em 5 etapas que estruturam o desenvolvimento de projetos, produtos ou soluções.


Simpatizar


Esta é a etapa em que o estudante, profissional ou pesquisador busca se familiarizar com o problema (tema) e com as pessoas envolvidas nela. É importante para compreender o real propósito do estudo.


Definir


Nesta fase identificam-se tendências, teorias ou linhas de pensamento comuns entre as diferentes pessoas entrevistadas ou autores estudados. É uma etapa fundamental para ter mais clareza no processo.


Idealizar


Neste momento, você se inspira nas fases anteriores para encontrar soluções potenciais. Esta é a hora de deixar a criatividade rolar para tornar tudo mais divertido e inovador.


Prototipar


Depois de concordar — por exemplo, com seus colegas — sobre quais são as melhores soluções, é hora de construí-las (montar o trabalho, material de estudo ou produto). Essa etapa é fundamental para tornar tudo mais concreto e palpável!


Testar


Por fim, é hora de ver na prática se o trabalho ou solução funciona realmente. A ideia aqui é reunir informações para aprimorar o que foi desenvolvido e continuar evoluindo.


E então, gostou de conhecer mais sobre o design thinking e entender como ele pode ajudar nos seus estudos? Como você viu, independentemente dos passos a serem seguidos, essa é uma abordagem que se baseia em alguns princípios, como: compartilhamento, empatia, criatividade e pesquisa. Ao se basear nesses pilares, sem dúvida, você terá muitos benefícios em seu aprendizado!


Compartilhe este post nas redes sociais e marque seus colegas!

262 visualizações0 comentário
bottom of page