top of page

O que faz um Enfermeiro Obstetra? Conheça 5 funções desse especialista!

Atualizado: 9 de nov. de 2022


As carreiras da saúde sempre foram bastante procuradas pelos jovens que acabaram de concluir o ensino médio e buscam fazer uma faculdade. Graduações como Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem tem como objetivo preparar o estudante para cuidar da saúde de pacientes, tanto física quanto mental. Contudo, neste post, iremos tratar especificamente da carreira do Enfermeiro Obstetra (EO).


Para ajudar você a entender melhor sobre essa profissão, reunimos neste post algumas informações sobre o que faz um Enfermeiro Obstetra. Além do mais, iremos te contar 5 principais funções desse profissional a fim de auxiliar você na escolha certa para alavancar a sua carreira. Ficou curioso? Então continue a leitura e confira!

Orientar a nova mamãe

Existem diversas áreas no campo da Enfermagem, podendo esse profissional trabalhar com todos os tipos de pessoas, desde crianças, mães, pessoas com deficiências, até idosos e pessoas que precisam de cuidados especiais ao longo de toda a vida.


Entretanto, uma das atribuições mais bonitas e admiráveis de um Enfermeiro é a sua capacidade e sensibilidade de cuidar de gestantes e recém-nascidos. O Enfermeiro Obstetra tem a função de orientar a parturiente, ensinando-a a cuidar e a amamentar a nova vida que acaba de surgir. Nesse momento, o Enfermeiro deve estar preparado para tirar dúvidas e prestar os primeiros atendimentos à mãe e seu bebê.

Acompanhamento

O Enfermeiro Obstetra pode acompanhar as grávidas no pré-natal e no puerpério, auxiliando e cuidando para que não haja nenhuma complicação. Esse trabalho serve também para apoiar emocionalmente as mães nesse período delicado na vida de qualquer mulher.


Além disso, esse profissional também atua orientando e tirando dúvidas da paciente relacionadas à gravidez, como o parto, amamentação e cuidados com o recém-nascido.


Realizar exames

O Enfermeiro Obstetra está apto para fazer questionamentos à paciente e realizar exames simples, tais como exames de sangue e verificar os batimentos cardíacos fetais. Esses exames tem como objetivo verificar não há nenhuma complicação.

Auxiliar a família e os acompanhantes da gestante

O trabalho de um Enfermeiro Obstetra não se restringe a gestante e seu bebê. Tem como função também orientar parentes e amigos para que eles possam cuidar da melhor forma possível da nova mamãe e que não deixem faltar nada ao bebê.

Realizar partos

Isso mesmo que você leu! De acordo com a resolução COFEN nº 0477/2015, em seu Art.1º, um Enfermeiro Obstetra pode sim realizar partos. Contudo, isso só é possível com algumas condições: deve ser parto natural e sem distocia, e, caso haja alguma complicação, o EO deve acionar uma equipe médica imediatamente.


Agora que você já sabe o que faz um Enfermeiro Obstetra, está esperando o que para fazer uma graduação na Anhanguera e entrar nesse mercado? Vale ressaltar que a média salarial de um Enfermeiro é bastante atrativa, podendo chegar a ganhar até R$ 4.300,00, dependendo do nível de experiência, da área escolhida e da região do Brasil em que esse profissional atua.


E aí? Curtiu a área da Enfermaria Obstétrica? Então não perca tempo e se matricule na pós-graduação em Saúde da Mulher: Obstetrícia e Ginecologia e dê início ao sonho da sua vida!

27 visualizações1 comentário
bottom of page